Com o mercado competitivo e a falsa segurança de trabalho predominando, realizar uma transição de carreira pode se tornar um grande desafio.


Cada vez mais pessoas estão em busca de uma carreira com um propósito, significado ou missão, mais ela se questiona se realmente faz sentido estar naquela empresa ou trabalho.

E para te ajudar a mudar dessa empresa ou profissão, que te traga uma real insatisfação e felicidade, reuni 6 passos fundamentais para ajudar a facilitar a sua transição de carreira.
São eles:

Identifique os motivos de insatisfação com a sua área atual


Procure identificar claramente o que te motiva a sair da profissão atual. Com a ajuda de um papel e uma caneta, liste todas as funções que você realiza para facilitar o processo.
Toda profissão possui um conjunto de práticas que constituem as suas atividades rotineiras. É comum que todo profissional goste mais de algumas tarefas do que de outras. Pondere quais as práticas que estão te desmotivando na sua profissão atual.
Antes de mais nada, procure responder se apenas uma pequena mudança dentro da sua atual área de atuação não traria a satisfação desejada. É mais simples realizar um pequeno ajuste na sua área do que mudar de carreira.

Investigue a fundo sua nova área de interesse


Faça uma pesquisa intensa a respeito da sua área de interesse. Avalie como está a oferta de vagas e as perspectivas de crescimento da profissão. Se possível, visite locais onde você possa ver profissionais da área em atuação.
Conhece em profundidade a realidade financeira da nova área. Entendemos que você pode estar em busca de um significado maior, mas avalie seriamente se a sua nova realidade financeira irá suprir suas necessidades. Talvez seja necessário realizar alguns ajustes.

Crie um plano!


Sabendo as razões da mudança, possíveis impedimentos de como você pensa sobre si mesmo, seus medos, suas pesquisas, conexões com pessoas que estão na área desejada, contatos profissionais, enfim, você tem ingredientes perfeitos para bolar um plano de ação! Ele vai facilitar o direcionamento dos seus esforços para que a procrastinação e do desânimo não lhe visitem.

Faça um planejamento financeiro


É extremamente importante que você faça um planejamento financeiro, antes de tomar a decisão. Você vai precisar de um reserva financeira durante o período de transição. Seja para investir em cursos de especialização ou para garantir a sua sobrevivência.
É bem provável que você vai ganhe menos do que antes, ao mudar de profissão. Portanto, não subestime este ponto e faça o seu planejamento com cuidado. Se possível, providencie uma poupança para emergências durante a transição.

Planeje o seu tempo


É possível que você diminua a carga horária aos poucos dedicadas à sua carreira antiga. Assim, ser disciplinado e organizado durante este processo, irá fazer toda a diferença. Procure se manter fiel ao planejamento, e faça revisões periódicas para ajustes.

Inicie pequeno, experimentando.

Dependendo da sua área alvo, você pode começar procurando atuar como freelancer. Procure pelos principais sites que oferecem vagas para freelancers e crie o seu cadastro para iniciar o seu novo percurso.
Reserve um tempo para fazer a gestão do seu perfil nos sites. Quando se sentir confortável, comece a se candidatar para as vagas.

E além desses 6 passos, separei 2 dicas bônus que são também de valor considerável para a sua situação:


Bônus 1. Você não precisa fazer nada sozinho (a)

Busque ajuda profissional e se não for possível, marque um café com aquele amigo ou amiga que já enfrentou desafios na vida e troque experiências! Vá de coração aberto para escutar e anote algumas (muitas) dicas.

Bônus 2 Afaste a ideia do “não sei”

Uma das maiores competências do mercado atual é a capacidade (de uma pessoa que não sabe), de não fazer disso um problema e, sim, uma oportunidade de mostrar mais habilidades, aprender e se destacar.
Comece a treinar essa soft skill que o mercado e a sua vida precisam tanto! Bateu medo? Vai com medo mesmo e seja feliz!

Quer conversar mais sobre o assunto? Me mande uma mensagem.

Categorias:

Ainda sem respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Agende sua Sessão Gratuita